segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Continuar a servir Almada

Estamos em final de balanço de eleições autárquicas. Tempo de repor horas de sono em falta... E tempo de agradecer a todos os que nos apoiaram e a todos os que nos confiaram o seu voto. Procuraremos ser dignos dele, com fidelidade ao programa eleitoral com que os desafiámos.


Partimos para este combate com a convicção de uma visão moderna de cidade, centrada nas pessoas e entendida na sua totalidade paisagística, territorial, económica e cívica. O programa ALMADA XXI plasma essa perspectiva que entendemos essencial na construção do nosso concelho. Será ele que guiará a nossa intervenção nos próximos quatro anos.

Apesar de ter um orçamento cerca de 30 vezes inferior ao partido que se lhe seguiu, o CDS obteve a sua melhor votação de sempre em eleições locais em Almada, tendo eleito cinco autarcas e atingido 5.31% dos votos para a Câmara Municipal e 6.22% para a Assembleia Municipal. A meta de um vereador na Câmara Municipal não foi conseguida, mas mostrou não ser irrealista. Sem a tentação do voto útil - que insisto em chamar voto fútil - poderíamos ter hoje uma vereação mais plural.

Temos pela frente um duro caminho. Uma autarquia que utiliza o erário público para intensa propaganda. Uma rede de dependências no concelho que asfixia a livre iniciativa de cidadãos e empresas. Uma comunicação social local que mostrou não ser isenta.

Note-se, a este respeito, que não houve qualquer cobertura de iniciativas ou declarações do nosso partido durante a campanha eleitoral pelos jornais que se publicam em Almada. A lei eleitoral foi, a este respeito, grosseiramente violada. O último número do jornal Notícias de Almada é um exemplo claro de como o CDS foi discriminado no tratamento da sua candidatura.

Cientes da nossa responsabilidade, procuraremos dignificar os mandatos que nos confiaram. Este blogue será a voz dos autarcas do CDS e um espaço de diálogo democrático. Como dizíamos anteriormente, Almada poderá contar connosco.

11 comentários:

Anónimo disse...

Fico satisfeito pela continuação do blog. Parabéns pelo resultado, não desistam (Almada há-me mudar!) e sejam firmes na defesa do vosso programa e dos vossos princípios, porque precisamos deles.

J. Ferreira

Anónimo disse...

Dr. Fernando Sousa da Pena
Continuem a lutar por Almada.
O Sr. que é natural de Almada e soube apresentar um programa autárquico da sua candidatura bem estruturado, é uma esperança para uma Almada democrática.
As ideias de pessoas honestas e comprometidas com a população acabam por triunfar.
Continue a trabalhar com dignidade que sua voz será ouvida e entendida.
Almada precisa de pessoas como o Senhor, independentemente dos partidos políticos a que pertençam.

Anónimo disse...

A história negra do comunismo em Almada está a escrever as suas últimas páginas. A decadência estalinista do concelho, afogado em betão, lixo, megalomania, propaganda e controlo, tem de ter um fim. Nessa altura nós almadenses recordaremos aqueles que souberam ter razão muito tempo antes. Congratulo-me pelo vosso projecto, pela coerência e preparação do vosso candidato e pelo vosso resultado, certo de que vai dar mais frutos.

Anónimo disse...

Só lamento não continuar a ver o Dr. Fernando Pena nas Assembeleias Municipais. Faz lá muita falta.

Fernando Sousa da Pena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Sousa da Pena disse...

Grato pela simpatia dos comentários. Tudo farei para continuar a lutar pelos destinos do meu concelho, na medida em que as pessoas o entenderem. Entretanto, achou o CDS que deveria ter-me como deputado municipal. Como o propósito sempre foi servir Almada, lá estarei.

Anónimo disse...

Gostei das ideias defendidas em campanha eleitoral. Pessoalmente, espero que esteja atento à politica de salvaguarda de património, sector onde se regista maior número de ilegalidades por não cumprimento de lei (ausência de arqueologia urbana, acompanhamentos, estudos de impacte em obras de responsabilidade da autarquia). Sem memória, não existe cidade.

Zé d'ALmada disse...

É uma vergonha. O CDS engana em quem nele votou!!! Substituem, de uma só vez, os cinco primeiros da lista para a Assembleia Municipal para lá meterem os que estavam em 6º e 7º lugar. Repito: É UMA VERGONHA!

Fernando Sousa da Pena disse...

Caro comentador,

Estou disposto a argumentar, desde que o ponto de partida seja uma afirmação verdadeira. Se quiser rectificar aquilo que escreveu, poderei responder-lhe. Aquilo a que chama uma vergonha é, nos termos em que escreveu, pura fantasia.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Por direito consignado no Art.76º, nº1 da Lei 169/99 de 18 de Setembro um cidadão eleito pode renunciar ao mandato.
Esse Zé d´ALmada não sabe o que diz.
Fala pelo que lhe dizem ignorantes ou provocadores do seu partido. Ficava-lhe melhor apelidar-se Zé d´Cassete.

Fernando Sousa da Pena disse...

Não só quer fazer crer que é ilegítimo um direito consagrado pela lei, como mente, talvez de forma deliberada. Porque para saber que o cabeça de lista tomou posse e será deputado municipal, bastava ter consultado... a lista.