sexta-feira, 9 de abril de 2010

Decadência

Passada a ânsia pré-eleitoral que levou muitas brigadas de limpeza a algumas zonas do concelho de Almada, voltámos ao desleixo absoluto. Ruas pejadas de lixo, jardins ao abandono, mobiliário urbano vandalizado, graffiti por todo o lado, pragas de pombos, ratos e baratas. Juntemos os prédios em decomposição, a falta de saneamento básico em demasiados sítios do concelho, o desordenamento do território e o avanço dos patos bravos do betão, e temos o retrato da Almada contemporânea e sustentável que o executivo gosta de publicitar.

Incompetência e incúria, misturadas com complexos ideológicos que tratam os delinquentes como bons selvagens, geraram um espaço público agreste para os cidadãos. Mas a sede de transformar todo o concelho num espaço assim continua, e a especulação imobiliária ameaça o pouco que resta. Parvoíces, diria a vereadora do ambiente, acostumada que estava a não ter oposição.

Uma metrópole que tinha tudo para se afirmar com a paisagem, o património e as gentes, segue pelas mãos da Presidente da Câmara um caminho aflitivo de decadência que temos de conseguir travar.

8 comentários:

Anónimo disse...

Não sei se há mais lixo nas ruas ou nos Paços do concelho.

Anónimo disse...

A gestão desta Câmara de há muito que não se identifica com os reais interesses dos seus munícipes.
Há sempre algo que se promete e não cumpre.
Não existem seres e sistemas perfeitos. O que há, não temos dúvida, são vontades que definem com exactidão a falta de valor, de cidadania pura e quem deve proporcionar uma melhor qualidade de vida aos seus munícipes e não o faz por questões de teimosia, prepotência e, não poucas vezes, de patética postura política.

É o que temos? É. Mas também será o que queremos ter. Porque, na hora de colocar o papelinho na urna ... é o que se vê.

Anónimo disse...

É verdade. Parece que gostamos de ser enganados e andamos a votar ou numa maioria que já mostrou o que NÃO VALE ou numa oposição que lhe estende o tapete. Por mim e apesar de faltarem muitos anos para as eleições, acho que o CDS/PP merece em Almada a confiança das pessoas. Têm mostrado trabalho e respeito pelos problemas de Almada.

Anónimo disse...

Hoje passeei ao longo da linha do "metro" na avenida 23 de Julho. Um nojo. A berma parece que nunca viu limpeza. Não há dinheiro para manter as ruas limpas e os espaços arranjados mas há para anúncios na TV e festarolas de amigos.

J. Ferreira

Anónimo disse...

in: Jornal da Região de 6 a 12 de Abril de 2010

“Visita Guiada na Sobreda
no seguimento do protocolo celebrado, recentemente, entre a Junta da Sobreda e o Centro de Arqueologia de Almada, vai realizar-se, este domingo, pelas 15h00, a primeira visita guiada à freguesia com duração de duas horas. O ponto de encontro está marcado para o Solar dos Zagallos, na Sobreda.”

Será que visitaram o Vale da Sobreda? Ou melhor o “Vale dos Esquecidos”
Por que não fazer do Vale da Sobreda uma pista de competição de automobilismo todo o terreno? Todos os caminhos sem excepção são propícios a esse tipo de desporto, (claro como já perceberam estou a ironizar, não com os habitantes da Vale da Sobreda, mas sim com a Câmara municipal de Almada).
Os representantes dos partidos da oposição e a comissão de moradores do Vale da Sobreda, foram convidados?
Será que a visita foi guiada por quem conhece a realidade da Sobreda?
O Centro de Arqueologia de Almada sabe que foi esta Câmara Municipal, “governada” pelo PCP, desde o 25 de Abril de 1974, autorizou a construção desenfreada de prédios que levou à destruição e ao abandono de casas senhoriais existentes na Sobreda?
Claro que a resposta é…NÃO!
Somos obrigados a viver falsas realidades impostas pelo partido comunista que ainda não percebeu que as suas soluções esgotaram.
Para terminar deixo aqui uma frase célebre de Platão "A penalização por não participares na política, é acabares a ser governado pelos teus inferiores"

Anónimo disse...

Quando se ouvem falar as pessoas desta câmara até parece que chegaram ao poder há uns meses e que não têm responsabilidades no mal que fizeram a Almada. Temos que nos ver livres deles e não é com compinchas na oposição que vamos para a frente.

EMALMADA disse...

Totalmente de acordo com o texto do "post".
Almada é e está uma vergonha por obra e graça dos autarcas ditos comunistas que a têm governado há 36 anos, mas também e ao mesmo tempo ( não se deve omitir ) com a passividade e colaboração da suposta oposição .

Anónimo disse...

Gosto muito da última frase, mas não sei o que poderemos fazer para dar a volta a este miserável destino que escolheram para Almada.