quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O texto seguinte foi apresentado na última Assembleia Municipal e reprovado pela maioria comunista. Assim se vê o desrespeito que esta gente tem por um património que é de todos e que eles não estão interessados em preservar. Vergonhoso!


ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ALMADA

PROJECTO DE DELIBERAÇÃO

1.O Monte da Cruz e o seu Cruzeiro de pedra situam-se no lugar de Vale do Rosal, Freguesia da Charneca de Caparica. O solo deste local está consagrado desde o século XVI e o sítio é lugar de peregrinação e oração.

2. Este Monte e o seu Cruzeiro constituem um valor espiritual e cultural inestimável, pois ali rezaram os 40 Mártires do Brasil, beatificados em 1854. Quando o Processo de Canonização do Beato Inácio de Azevedo e Companheiros Mártires estiver concluído, este património vai assumir ainda maior relevância.

3.O espaço constitui-se assim como um marco inestimável da nossa história colectiva, cheia de um ideal mais alto que nos foi deixado pelos nossos antepassados e merece ser visto como património de Portugal e do Mundo.

4.Em 2010 iniciaram-se as obras do IC32 – Circular Regional Interna da Península de Setúbal (CRIPS) – verificando-se que a construção desta infra-estrutura coloca em risco a preservação deste importante património.

Face aos considerandos anteriores, a Assembleia Municipal de Almada, reunida a 28 de Setembro de 2010, delibera:

a)que o Monte da Cruz e o seu Cruzeiro sejam considerados património de interesse municipal;
b)que o Instituto de Estradas de Portugal, a Concessão Baixo-Tejo e a Câmara Municipal de Almada procedam às diligências necessárias à preservação integral do Monte da Cruz e do seu Cruzeiro, designadamente com o traçado do IC32 em túnel nesta parte;
c)recomendar ao IGESPAR o estudo e classificação deste património.

Os deputados municipais proponentes

Fernando Sousa da Pena

António do Livramento Maco

3 comentários:

Anónimo disse...

Não deixem de ler, muito interessante:

Almada: a cidade que insiste em odiar as pessoas e os automóveis e a si própria


http://pauloquerido.pt/pessoal/almada-a-cidade-que-insiste-em-odiar-as-pessoas-e-os-automoveis-e-a-si-propria/

Ermelinda Toscano disse...

O CDS não é, como sabem, a minha área política.
Mas não posso deixar de vir aqui expressar a minha concordância, a 100%, com o teor desta moção, infelzmente chumbada pela maioria CDU (espero que de forma isolada), posição esta que demonstra, com toda a clareza, a hipocrisia de quem gere o município de forma tão irresponsável.

Fernando Sousa da Pena disse...

Muito obrigado pela tomada de posição face este assunto. Efectivamente, foi só a CDU a inviabilizar a moção. Consideram-se tão donos do concelho que não conseguem aceitar qualquer sugestão.