segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Obrigado, Almada











O CDS obteve também em Almada um resultado histórico: 9,1% dos votos. Concretiza-se, assim, uma tendência clara de crescimento no Concelho, e ficam desde já relançadas as expectativas de um grande resultado nas Autárquicas.

Vamos continuar a trabalhar para construir uma melhor cidade para as pessoas de Almada.

3 comentários:

Lear disse...

Caro Dr. Fernando Pena,
A minha leitura dos resultados em Almada é a seguinte:

Votantes: - 4014 votantes

PS: -9192 votos
PSD: -93 votos
CDU: -754 votos
BE: +2115 votos
CDS: +2896 votos

Isto é, o PS perdeu votos que foram transferidos para a abstenção (4014 votos) e à esquerda para o BE (2115 votos) e à direita para o CDS (2896 votos).

Ora, 4014+2115+2896 perfaz 9025, o número aproximado que o PS perdeu.

Daí que os verdadeiros ganhadores foram o CDS e o BE (mais votos num universo de votantes menor).

O PS foi vencedor porque foi o partido mais votado.

O PSD não ganhou nem perdeu.

A CDU foi vencida porque perdeu votos, não conseguindo ir buscá-los ao PS em queda.

A nível nacional faço a seguinte leitura:

Vencedores: CDS, BE e PS
O CDS foi o grande ganhador, o BE tb foi ganhador mas estava-se à espera de mais, talvez o radicalismo do programa eleitoral tenha afastado alguns eleitores que preferiram ficar no PS. E o PS porque foi o partido mais votado mesmo em condições muito adversas - Freeport, crise económica internacional, etc.

Vencidos: PSD e CDU.
PSD porque não foi o partido mais votado como se propunha e a CDU porque apesar de ter mais votos e mais um deputado não conseguiu captar o descontentamento como o fez o CDS e o BE e é remetida para 5.ª força política coisa que parece que nunca aconteceu no pós-25 de Abril.

Dr. Fernando Pena está o CDS/PP de parabéns pelo excelente resultado obtido, quer em Almada quer a nível nacional. Em Almada foi mesmo o principal ganhador.

No tocante ao tema autárquicas o assunto é diferente.

Sempre pensei que Almada é um concelho aberrante no que respeita às autárquicas: como explicar que um trabalho medíocre da CDU, com excepção das áreas da educação/cultura e do desporto, permita maiorias absolutas num concelho em que o PS+PSD+CDSPP representam mais de 60% dos votos nas legislativas ?
Julgo que a aberração vem sobretiudo da elevada abstenção. Daí pensar que o fundamental nesta campanha eleitoral que hoje tem início é incitar as pessoas a votar e não ficarem em casa.

Vi o debate de Almada na TVI24 e paraceu-me que o Dr. Fernando Pena foi o candidato que esteve melhor e que melhor se opôs à peixeira MESOusa. Considero, igualmente, o seu programa para Almada bastante interessante.
Contudo, lamento não lhe poder dar o meu voto.
Porque, se os almadenses querem melhorar a sua terra há que por MESousa fora do poder.
E a força política que está em melhores condições para o fazer é o PS, devido a ser tradicionalmente o 2.º partido mais votado nas autárquicas, além de o projecto de PPedroso ser também interessante.
Assim, vou dar o meu voto, voto útil, ao PS.
Porém, desejo-lhe a si sinceramente uns bons resultados, pois o senhor merece.

Boa sorte e bem haja

Fernando Sousa da Pena disse...

Agradeço o comentário - muito perspicaz - e as simpáticas palavras. Porém, não posso deixar de discordar com a conclusão final.

Há estudos muito interessantes sobre o voto útil. Que muitas vezes se torna voto fútil.

Em Espanha, em 2004, milhares de eleitores das Esquerdas Unidas votaram PSOE por voto alegadamente útil. Isso resultou naquilo que queriam evitar - a eleição de deputados do PP que teriam ficado de fora.

Mesmo agora nas nossas legislativas, em muitos círculos, se eleitores que queriam votar CDS votassem PSD (voto alegadamente útil), o último deputado CDS eleito teria ficado de fora e, em seu lugar, seria apurado mais um candidato do PS...

O método do Hondt tem destas coisas.

Quem acha que dever votar CDS em Almada e evita fazê-lo, pode contribuir para a eleição de mais um vereador comunista. A analogia com os casos anteriores é evidente.

Tenho encontrado muita gente que acha que o programa eleitoral do CDS é o melhor para Almada, e que acha que seria importante eu ser eleito vereador. Mas se decide votar PS, as palavras são inconsequentes.

Perdoe-me a frontalidade, mas não sei falar de outro modo.

Muito obrigado pela participação.

Anónimo disse...

Se os resultados se repetissem nestas eleições, o CDS/PP elegia um vereador. É um verdadeiro voto útil.