domingo, 20 de setembro de 2009

Oposição faz eco de queixas de comerciantes


Por Inês Boaventura

Os lojistas de Almada falam em quebras de 70 por cento nas vendas e exigem a reabertura do trânsito no eixo central. PS, PSD e CDS estão de acordo, mas o BE é contra


"Com o trânsito fechado, o comércio está tramado", foi um dos gritos de protesto dos cerca de 300 comerciantes de Almada que na manhã de ontem voltaram a manifestar-se para exigir a reabertura do trânsito no eixo principal da cidade, reivindicação que é partilhada por todos os partidos políticos da oposição camarária, excepto o Bloco de Esquerda.


Depois de se terem vestido de palhaços e de terem deixado as suas lojas e montras às escuras durante várias noites, os comerciantes voltaram à carga, deste vez com uma concentração em frente ao edifício camarário na Avenida de Bento Gonçalves. As queixas, as exigências e algumas das palavras de protesto já tornadas públicas repetiram-se, mas agora a ouvi-las estavam também representantes dos principais partidos políticos.


Para Ricardo Venâncio, porta-voz dos comerciantes em luta, os negócios no centro de Almada sofreram quebras de vendas na ordem dos 70 por cento desde que o principal eixo da cidade foi fechado ao trânsito. Como resultado, adianta, 53 estabelecimentos já fecharam as portas, e o proprietário de várias lojas de roupa e restaurantes não tem dúvidas de que muitos outros se seguirão se nada for feito pela câmara, actualmente presidida pela comunista Maria Emília de Sousa.


"Definhamos de dia para dia", garante Ricardo Venâncio, defendendo que a solução passa por revogar o plano de mobilidade em vigor, reabrir a área em causa ao trânsito, para que as pessoas possam "aceder ao coração da cidade", e lançar um plano municipal de comunicação e marketing para promover o centro de Almada. "Da esquerda à direita, o denominador comum é que este plano não serve e só a câmara é que não vê isso", afirmou o comerciante.


Mas se é verdade que os representantes do PS, do PSD e do CDS presentes na manifestação defenderam que os carros devem voltar a circular livremente no eixo central, o mesmo não disse o Bloco de Esquerda. "O Bloco não quer acabar com o plano de mobilidade, nem com as ruas pedonais. Não queremos que o trânsito volte a circular", explicou a candidata à presidência da câmara, que acredita que "o problema dos comerciantes não se resolve" dessa forma.


Para Helena Oliveira, actual líder da bancada bloquista na assembleia municipal, a solução passa por "criar condições para que as pessoas possam ir às lojas sem pressa e sem o carro parado em terceira fila". Como? Criando "infra-estruturas e equipamentos que o plano de mobilidade previa", os "parques de estacionamento gratuitos".


Já o candidato do PS à presidência, Paulo Pedroso, pede a revogação "imediata" do plano de mobilidade e a reabertura da "falsa rua pedonal" (onde circulam moradores, comerciantes e pais das crianças que frequentam uma escola na zona), porque a situação actual, diz, "está a matar" Almada. O socialista acrescenta que "é urgente" trazer para o centro da cidade "uma loja-âncora" como uma loja do cidadão, levando finalmente a bom porto um processo negocial com o Governo que se arrasta "há seis anos", "por incompetência da câmara".


Paulo Pedroso propõe ainda a criação de um fundo municipal, com dois milhões de euros, para cofinanciar a modernização do comércio local. A criação de um instrumento semelhante é também pedida pelo PSD, cujo líder local do partido, Nuno Matias, diz que "é tempo de a presidente da câmara ter a humildade democrática de assumir os seus erros".

Contra a atribuição de apoios monetários aos comerciantes manifestou-se o CDS, cujo candidato à autarquia diz que o problema "não se resolve mandando-lhe dinheiro para cima". Para Fernando da Pena, a solução para as "justas" reivindicações dos comerciantes passa por concretizar "um novo conceito de urbanismo", que promova a "limpeza" e a "ordem" do espaço público, tornando a cidade "atractiva".

In Público, 18/09/2009

Sem comentários: