quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Gato escondido

Já aqui tivemos a oportunidade de demonstrar o atentado ambiental, paisagístico, cultural e social que constitui a Estrada Regional 377-2 e a estranha coligação de interesses que junta CDU, PS e PSD (e o "nim" do BE) em torno de um projecto criminoso.

Já mostrámos que a estrada é inútil, que não serve a população, que priva o concelho do seu mais rico património e que tem uma óbvia alternativa com muito menores impactes ambientais.

Já manifestámos a nossa indignação pela destruição das Terras da Costa (que têm características europeias únicas), da Área Protegida da Arriba Fóssil, da reserva ecológica e da zona primordial bicentenária da Mata dos Medos.

Já vimos que a ER 377-2 tem um traçado absurdo, tem um custo elevadíssimo, não respeita o Plano Director Municipal e repete em grande parte a Via Turística reprovada pelo Supremo Tribunal Administrativo.

Já compreendemos que a estrada quer despejar na Charneca os 17 mil utentes dos novos parques de campismo, com prejuízos sérios para a população local, já se si tão fustigada por um planeamento do território que acumula décadas de erros profundos.

Já percebemos, da consulta do processo, que a ER 377-2 abre as portas à especulação imobiliária em zonas naturais protegidas.

Face ao exposto, nada mais natural que aproveitar a presença da Senhora Vereadora do Urbanismo e Planeamento na Comissão de Ambiente da Assembleia Municipal para questionar a insistência da Câmara Municipal num projecto tão danoso para o concelho.

As questões colocadas, que dizem respeito aos aspectos acima referidos, deixaram alguns representantes dos partidos que suportam a construção desta estrada bastante incomodados, o que não deixa de causar alguma perplexidade. Mas muito pior foi a reacção da Senhora Vereadora da Câmara Municipal de Almada. O único comentário, e passo a citar, foi: «Não estou para vir para aqui ouvir parvoíces». Escuso-me de comentar uma afirmação que fala por si.

As perguntas, essas, ficaram sem qualquer resposta. Se o rabo que está de fora já é assim tão comprido, imagine-se o tamanho do gato escondido atrás deste projecto.

7 comentários:

Lear disse...

Fernando Sousa da Pena,
O que é inacreditável é que a vereadora possa dizer isso sem alguém lhe chamar a atenção para o fcato de que ela está presente na reunião da Assembleia Municipal para responder às questões dos deputados, sejam elas quais forem, sejam parvoíces ou não.
É lamentável, diz muito acerca da vereadora que tem tanta competência para o ser como eu para ser astronauta, e diz muito do executivo municipal que continua a pôr e dispor, e mandar e desmanadar em Almada, a seu bel-prazer.

EMALMADA disse...

A vereadorazinha com esse comentário mostra não só incompetência mas também o que pensa e quanto vale a Câmara Municipal.
Por outro lado, é compreensível que outras pessoas fiquem incomodadas quando se questiona, já que questionar ou fazer perguntas é um pecado muito grave neste país (há pessoas que até têm vergonha de fazer perguntas, por isso ficam caladas), em política, quando alguém está autoconvencido que tomou a melhor decisão e que não tem de se justificar perante os cidadãos.

Anónimo disse...

Concordo com o que escreveu. Gostaria de saber qual a alternativa à construção da estrada.

Anónimo disse...

Deve ter a mania que manda. Não tem educação e está à rasca pois, o CDS já lhes descobriu a careca e estão lhes a pisar o cestinho com os ovinhos d´ouro.
Almada é dos almadenses. Dr.Fernando Pena, tenha coragem que essa gentinha onde se inclui essa amostra de vereadora daqui a quatro anos vai na vassourada, por isso é que se querem encher e destruir ainda mais.
Retrate-se publicamente ou demita-se.

Fernando Albino Marques

Fernando Sousa da Pena disse...

A alternativa é o alargamento e melhoria da actual estrada florestal, com impactes muito mais reduzidos. Conjugado com o IC32 que está em construção, a extensão do MST à Costa de Caparica e a requalificação do comboio de praia, oferece opções mais que suficientes.

Além disso, esta escolha permitiria a conservação (e melhoria) das Terras da Costa, da Paisagem Protegida e do núcleo mais importante da Mata dos Medos.

Esta escolha só não serve os interesses imobiliários que o projecto da ER 377-2 proporciona. E são esses os interesses, e não os da população ou do património, que determinam este processo cheio de inconsistências, mentiras e obscuridade.

EMALMADA disse...

Que interesses escondidos têm o PSD, o PS e o BE para colaborarem e apoiarem a Câmara Municipal de Almada (comunista) na destruição da Mata dos Medos e na invasaão das Terras da Costa, ricas terras agrícolas, com uma inútil e desnecessária estrada a ER 377-2, quando há uma alternativa viável e não mutilante do ambiente, da reserva ecológica e bicentenária Mata dos Medos e da Área Protegida da Arriba Fóssil?

Fernando Sousa da Pena disse...

Na última Assembleia Municipal, uma cidadã, do Projecto 270 (agricultura biológica), questionou a Presidente da Câmara sobre as Terras da Costa.

A resposta foi inacreditável, assegurando a protecção e preservação das terras. A nossa Presidente, ou está muito mal informada, ou vive num mundo virtual ou mente deliberadamente.

Tive de contrapor o parecer da Direcção Regional de Agricultura do Ribatejo e Oeste, que assegura o fim da agricultura com a Estrada Regional 377-2 e é claramente desfavorável à sua construção.

Mas esta foi uma Assembleia muito esclarecedora, com o alinhamento de PS, PSD e BE com quase todas as posições camarárias.

Inclusivamente na aprovação de um concurso de concessão de postos de combustível com uma fórmula de indemnização tecnicamente errada (pela segunda vez), que poderá penalizar o município no futura em valores exorbitantes. Uma leviandade política incompreensível, e que só se entende face a estes entendimentos bizarros que unem interesses pouco claros.

Lamento ter de o escrever, mas a oposição em Almada parece reduzir-se ao CDS. Mas cá estamos para assumir as nossas responsabilidades.