segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Paulo Portas apoia agricultores das Terras da Costa



O Presidente do CDS, Paulo Portas, o deputado eleito pelo distrito, Nuno Magalhães, os deputados municipais António Maco e Fernando Sousa da Pena e o eleito na Assembleia de Freguesia da Costa da Caparica, Pedro Sousa Morais, visitaram no domingo, dia 17, as Terras da Costa. A comitiva foi recebida por agricultores, cidadãos e o representante do Movimento de Cidadãos Uma Charneca para as Pessoas.

Na visita, que durou mais de uma hora, Paulo Portas recebeu informação detalhada sobre os projectos da Estrada Regional 377-2 e do Programa Polis e das suas consequências danosas nas Terras da Costa, na Paisagem Protegida e na Mata Nacional dos Medos. O Presidente do CDS manifestou um apoio claro aos agricultores das Terras da Costa, vítimas de um projecto de estrada criminoso que une Câmara de Almada (comunista), Governo (socialista) e Junta de Freguesia da Costa da Caparica (social democrata).

Recorde-se que o CDS, através do seu grupo na Assembleia Municipal, apresentou logo na primeira sessão, um Projecto de Resolução, que pode ser lido em
http://almadaxxi.blogspot.com/2009/11/o-futuro-cobrir-vos-de-vergonha.html, que visava a protecção integral das Terras da Costa e de toda a paisagem. A proposta foi reprovada pela CDU, PS e PSD, com abstenção do Bloco de Esquerda. Esta posição tem sido mantida há muitos anos, como podem atestar as actas da assembleia Municipal, em que sistematicamente o CDS vota sozinho pela defesa deste património.

Também o Grupo Parlamentar do CDS apresentou requerimentos ao Ministério da Agricultura, ao Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e à Câmara Municipal de Almada, que até hoje permanecem sem resposta. A Comissão Política Distrital do CDS tornou ainda público um comunicado bastante incisivo de apoio às posições do CDS de Almada.

O assunto já mereceu a atenção da comunicação social local e nacional. A cobertura do Jornal da Região pode ser lida em http://almadaxxi.blogspot.com/2009/11/estrada-da-vergonha.html. Também nesta semana, sairá um artigo sobre a Estrada da Vergonha no Notícias de Almada.

Os munícipes de Almada e os agricultores das terras da Costa ficam a saber que têm um partido unido em sua defesa e que procurará até às últimas consequências a preservação de um património que outros querem arrasar em nome de projectos caros e inúteis e da especulação imobiliária a eles associada.

6 comentários:

Anónimo disse...

Que venham mais homens sem medo para a politica defender quem só sabe trabalhar no duro para a riqueza do Pais tal como os agricultores das Terras da Costa que no século XVII só encontraram sapais , dunas junco etc e fizeram desta terra inculta a terra que hoje temos no pais.
O meu bem Haja ao Dr. Paulo Portas assim como também a todos os membros do partido que estão envolvidos com a sua palavra contra os senhores do poder que só vem dinheiro e cimento.
Será isso o progresso ? E as couves , nabos , o peixe que fornece Lisboa e arredores não é riqueza ...
Parabéns pelo trabalho desenvolvido mas temos de ser mais céleres.

Anónimo disse...

Boa noite.
Pela primeira vez votei CDS... e já não votava desde creio que 13 de Janeiro de 1991.
A partir desta data começou o meu desencanto com a politica.
Veio um homem que considero de bem Pedro Sousa Morais falar-me dos objectivos do partido quanto á classe dos agricultores e pescadores e ao mesmo tempo o seu desacordo pela passagem da estrada ER377-2 que na sua feitura irá destruir todo um terreno agricultura que para além de ser paisagem protegida fornece Lisboa e arredores.
E não é que fiz bem em acreditar...
No passado domingo esteve o Dr. Paulo Portas , Dr. Nuno Magalhães , Prof. Fernando Pena Dr. António Maco acompanhados pelo Pedro Sousa Morais e pela Sra. Eng. Palmira Gonçalves para se encontrarem com os agricultores e um produtor de leite e ouvir o que eles tinham para dizer.
Obrigado por ouvirem quem sabe sobre agricultura, obrigado por cumprirem o que prometeram durante as eleições e obrigado por dizerem que irão lutar por repor o que é justo.
Obrigado Dr. Paulo Portas pela sua sabedoria e humildade .
Bem Hajam a todos e todos juntos iremos vencer esta luta pela razão e pela justiça.
Vou ficar á espera mas sei que o que foi prometido hoje mesmo já começou a dar frutos.
Já começaram a trabalhar para ajudar estes homens e mulheres que trabalham de sol a sol a terra.
ASSIM VALE A PENA VOTAR.
O meu obrigado

Fernando Sousa da Pena disse...

Recordo palavras da Prof. Luísa Schmidt (no Expresso):

«A manha e a mentira são um veneno letal para a nossa vida cívica. Contaminam a confiança, a motivação para participar e os mais básicos sentimentos de orgulho na pertença e identificação com um lugar, uma paisagem, uma memória. Nada é certo e seguro neste país - aquilo que foi hoje garantido, pode amanhã ser totalmente destruído. O caso da Caparica é exemplar.

Julgavam os portugueses que a bicentenária Mata dos Medos, graças ao seu estatuto de Reserva Botânica, estava protegida?

Trouxas! O Governo e a Câmara de Almada decidiram destruí-la para rasgar nela uma estrada, isto quando já lá existe outra que liga os mesmos pontos. A benefício de quê e de quem?!

Ainda na Caparica, julgavam os cidadãos que as célebres Terras da Costa, integradas na Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e em terrenos de RAN de primeira - célebres pela sua excepcional produtividade agrícola - estavam a salvo do cimento?

Trouxas! O próprio Polis prevê urbanizações e mais uma estrada naquela zona já se si saturada, para não dizer erosionada. Os agricultores já começaram a ser expulsos.»

Anónimo disse...

Li este texto quando saiu assim como tenho seguido os manifestos da Dra. Luísa Schmidt o seu repudio pelo ornamento das terras da costa um zona protegida e com uma enorme com um clima único no pais ameno e equilibrado e com uma fauna e flora espectaculares. querem desequilibrar toda a zona dunar e friatica existente e provocar uma maior erosão da falésia e prol do progresso.
Porque não o fizeram quando eram sapais e juncais?
Agora que tirando aquele ( lindo bairro) que com alguma intenção a Câmara e junta de freguesia deixaram instalar a paisagem é fabulosa.
Ainda bem que nem todos os políticos tem cifrões nos olhos .
Prometeram nas eleições . Estão lentamente mas estão a cumprir.
Não precisamos de mais betão.
Precisamos dos produtos hortícolas.
Nós cá estaremos para lutar convosco.
A verdade vencerá.
O nosso obrigado.
Prof. Fernando Pena contamos consigo e queremos acreditar.

Fernando Sousa da Pena disse...

Muito obrigado pelas palavras de alento.

O Jornal da Região e o Notícias de Almada publicam esta semana notícias e uma coluna de opinião sobre aquela que insisto em chamar a Estrada da Vergonha.

Estamos integralmente nesta luta, absolutamente prioritária. E temos o partido unido do lado certo.

Anónimo disse...

Nós temos razão! O cds Tem razão ! Arriba fóssil da Costa da Caparica que o Governo e, a Senhora Presidente do Concelho de Almada e o Sr. Presidente possivelmente não conhecem no terreno são candidatas ao concurso "7 Maravilhas Naturais de Portugal" e ao querem atravessar as Terras da Costa com uma "gema" estrada querem destruir toda aquela Zona em vez de a requalificar? Força CDS , obrigado por estar com o povo.
Nós estamos convosco.
Precisamos de preservar o futuro das gerações vindouras.
Contamos consigo Dr. Fernando Pena e estamos consigo assim como todos os membros do Cds